A aposentadoria tem sofrido mudanças nos últimos anos, por isso, se você tem dúvidas sobre a nova aposentadoria em 2022, não deixe de acompanhar nosso guia para verificar o que realmente foi modificado pelo Governo Federal, caso seja necessário, conte com o apoio de um advogado.
Quais são as principais mudanças da nova aposentadoria em 2022? Confira!
Após a Reforma da Previdência, muitos contribuintes estão com dúvidas sobre as principais mudanças, existem regras automáticas de transição que devem ser esclarecidas pelo advogado especialista em Direito Previdenciário, houve alterações na pontuação para a aposentadoria e também por idade.
Abaixo, separamos algumas mudanças para orientar os contribuintes, caso esteja dentro dos requisitos não deixe de buscar ajuda:
Aposentadoria por idade
Há um acréscimo de 6 meses a cada ano, assim é possível atingir os 62 anos que é o mínimo permitido, antigamente era necessário que as mulheres tivessem 60 anos, a idade mínima foi aumentando gradativamente, os homens devem ter 65 anos com 15 anos de contribuição completos.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Neste caso, temos que analisar 4 regras de transição, sendo que duas regras sofreram mudanças entre os anos de 2021 e 2022, a primeira regra estabelece um cronograma de regra 86/96, se refere à soma da idade mais dois anos de contribuição, o mínimo de pontos para mulheres é de 89 e de homens é de 99.
Na segunda regra, é necessário respeitar o tempo de contribuição, neste caso, é importante respeitar a idade mínima até 2031 é de 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens).
Pensão por morte
De acordo com a Lei 13.135, de 3 em 3 anos, deve ser acrescido um ano nas faixas etárias, conforme a portaria que foi lançada no edital pelo governo no ano de 2015, o tempo de recebimento da pensão, dependerá da idade do pensionista, para um pensionista de 22 anos a pensão deve ser paga em até 3 anos.
Documentos que devem ser apresentados na aposentadoria
Para dar entrada na sua aposentadoria, é necessário apresentar uma lista de documentos, também é fundamental que o advogado confira o tipo de aposentadoria, que pode ser empregado, doméstico, autônomo, trabalhador rural, segurado facultativo, microempreendedor individual (MEI), segurado especial.
Por padrão, os documentos a serem apresentados devem ser os seguintes abaixo?
- carteira de trabalho;
- carnês de contribuição – se é o segurado quem paga diretamente o INSS;
- PIS/PASEP;
- certidão de tempo de contribuição;
- RG, CPF e comprovante de endereço, etc.
No MEU INSS é possível consultar a contagem de tempo, o contribuinte pode também dar entrada no pedido de aposentadoria, simular seu benefício e conferir outros serviços digitais, para ter acesso ao portal, é importante realizar o cadastro.
Caso a sua carteira de trabalho tenha sido extraviada, é possível utilizar os seguintes documentos: contratos de plano de saúde corporativo, prestações de serviço, holerites, controle de ponto.
Como o advogado especialista pode auxiliar?
Contar com um advogado previdenciário é fundamental para evitar golpes, o Direito Previdenciário tem a função de auxiliar em aposentadoria e pensão, proporcionando com isso, um bom custo-benefício aos clientes.
Os advogados devem auxiliar no entendimento das regras atuais, evitando erros e possíveis problemas com o Fisco, antes de dar entrada em sua aposentadoria, o advogado deve estudar por completo como está a sua situação com a Previdência Social.
As informações mais importantes constam em sua carteira de trabalho, por isso, muitos advogados previdenciários dizem que a carteira de trabalho pode ser a heroína ou a vilã de sua aposentadoria, através da carteira de trabalho o advogado pode conseguir os seguintes itens:
- o pagamento de contribuições e atraso de alguma delas;
- verificar as empresas que o contribuinte já trabalhou;
- as informações de todos os empregadores.
Os documentos são fundamentais para agilizar todo o processo, se você está confuso e não sabe por onde começar, saiba que nossa equipe está à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas, lembre-se antes de contratar qualquer advogado previdenciarista, é necessário consultar sobre sua credibilidade e também o tempo de experiência.
Nossa equipe tem muita experiência em várias áreas do Direito, estamos acompanhando tudo sobre a nova aposentadoria 2022, com o objetivo de simplificar o processo para os nossos clientes.
Entre em contato para conversar sobre sua aposentadoria!
Nós do Ziemann Advogados temos especialista em Direito Previdenciário para auxiliar em todas as etapas da nova aposentadoria em 2022, se você está dentro do perfil que é estabelecido pelo Governo Federal, nossa equipe de advogados deve entrar com pedido de aposentadoria.
Portanto, se você já está com todas as informações necessárias, fale conosco agora mesmo para que possamos esclarecer suas dúvidas.