As situações constrangedoras no trabalho podem ser muito comuns, no entanto, poucas pessoas sabem identificar o que é assédio moral no trabalho, este assédio é também caracterizado como uma espécie de violência ao empregado, para aprender a identificar assédios no ambiente de trabalho, acompanhe abaixo!

 

O que é assédio moral no trabalho?

Podemos referir como assédio, qualquer situação onde há presença de humilhação e constrangimento no local de trabalho, este processo deve ser contínuo e repetitivo, provocando danos contra a dignidade e integridade do indivíduo, podendo até colocar em risco a sua saúde.

 

Para alertar os RHs de empresas, o Tribunal Superior do Trabalho criou a cartilha de prevenção ao assédio moral, este assédio também pode ser compreendido como conduta abusiva que pode ser com comportamentos, palavras, atos, gestos.

 

No serviço público, este procedimento também pode ocorrer de diversas formas mais de uma única vez, esta forma de violência pode desestabilizar a pessoa de maneira profissional e emocionalmente, algumas pessoas podem desenvolver total incapacidade para o trabalho, levando a depressão e ao óbito.

 

O que é o assédio psicológico?

O assédio moral no trabalho pode acontecer de várias formas, pois existem mais de um tipo de assédio, o assédio psicológico pode deixar o clima no ambiente muito ruim, existem diversas causas que podem levar a este tipo de assédio, as atitudes, palavras, gestos, afetam a dignidade e integridade física do ser humano.

 

As ações mais comuns, que podem ser entendidas como maltrato psicológico são:

 

  • Fazer ameaças ou colocar em situações de ridicularização;
  • Levar aos sentimentos negativos como medo, confusão, insegurança;
  • Afetar a sua rotina, colocando sobrecarga de exigências e expectativas impossíveis de cumprir.

 

Podemos encontrar 8 tipos de assédio na sociedade, sendo que, os mais comuns são: bullying, assédio sexual, assédio profissional, cyberbulling, assédio imobiliário, etc.

 

Como comprovar que houve violência?

Com a tecnologia, é possível colher provas que podem ser encaminhadas para o advogado especialista que deve pedir a indenização na justiça, abaixo, apresentaremos alguns itens que podem servir como provas para serem encaminhadas para a justiça:

 

1º Registros

Faça um registro de todas as agressões que você sofreu no trabalho, em um caderno, anote data, horário, o nome do agressor, o nome das testemunhas, lembre-se essa anotação deve ser diária ou quando acontecer as ofensas.

 

2º Prints

Se os assédios forem realizados durante um bate-papo em aplicativos de mensagens, você deve guardar prints de textos e de imagens, com memes e piadas.

 

3º E-mails

A troca de e-mails é muito comum em empresas, você pode imprimir as conversas ou salvá-las na nuvem para servir como prova de troca de ofensas entre colegas de trabalho.

 

4º Testemunhas

Existem casos onde as ofensas acontecem na frente de terceiros, provocando um constrangimento ainda maior, caso necessário, as pessoas que estavam presentes podem servir como testemunhas.

 

5º Câmeras

As câmeras também são uma poderosa ferramenta para comprovar o assédio moral, com as provas todas reunidas, você pode procurar o Ministério do Trabalho e Emprego para fazer a denúncia.

 

Qual o valor da indenização por assédio?

Os custos por assédio moral no trabalho podem ter um valor alto para as empresas, podendo oscilar entre R$ 10 mil a R$ 2 milhões, o juiz que está julgando o caso é quem determinará o valor de acordo com a gravidade da situação.

 

Se você quer evitar prejuízos financeiros com indenizações, é muito melhor investir em um ambiente saudável para os seus colaboradores, pois se todos se sentem bem, as chances de ocorrer demissões em massa são bem menores.

 

Além de afetar economicamente as empresas, o assédio moral traz muitos problemas de saúde, por exemplo, depressão, ansiedade, estresse, palpitações, síndrome do pânico, as empresas poderão ter muitas despesas com afastamento de colaboradores, gastos com convênios e medicamentos, etc.

 

Somente no Brasil, entre 2014 a 2019, houve um registro de 900 processos sobre assédio no trabalho, segundo informações da própria CGU (Controladoria-Geral da União), a produtividade das empresas também é prejudicada, já que os profissionais não conseguem ter o foco necessário para a realização do trabalho.

 

As ferramentas preventivas ainda são a solução para muitas empresas, é importante que as mesmas conscientizem seus funcionários e criem um canal de denúncias, estabelecer um canal de conduta também pode ajudar, ou se preferir conte com o apoio de uma equipe de advogados.

 

Qual advogado pode recorrer?

Nós do De Carlo e Ziemann somos especialistas em Assédio Moral no Trabalho, podemos ajudá-lo(a) a recolher provas e dar entrada no pedido de indenização, temos especialistas em diversas áreas, todos os advogados possuem a OAB.

 

Podemos atender também pessoas jurídicas que necessitam de algum tipo de consultoria, somos um dos escritórios mais completos da cidade de Canoinhas/ SC.

 

Portanto, fale agora mesmo com nossa equipe de advogados, através do formulário ou do WhatsApp, estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o processo por assédio no ambiente de trabalho ou qualquer outro problema com a justiça.